A evolução da Economia Social e das Organizações Sem Fins Lucrativos em Portugal é notória e crescente, cada vez de maior importância e peso na economia e sociedade portuguesa. Enfrenta vários desafios diários, tanto ao nível da gestão corrente como da sustentabilidade evidenciando-se nestes desafios a necessária captação de recursos (humanos e financeiros). O relacionamento com os diferentes stackeholders é cada vez mais exigente, sendo a transparência na prestação de contas um elemento fundamental, tanto como para financiadores, colaboradores e para a sociedade em geral. As informações acerca da situação financeira e desempenho destas organizações são determinantes, para a obtenção de donativos e manutenção da sustentabilidade. O Fundraising assume papel de destaque, constituindo-se como uma “ferramenta” de crescente importância, para a captação de donativos e outros financiamentos. A presente dissertação teve como objetivo compreender a relação entre o Fundraising e a Accountability e o impacto nos donativos recebidos pelas Organizações Sem Fins Lucrativos. Através do estudo de caso foram analisadas Organizações Sem Fins Lucrativos: AMI, OIKOS e Leigos para o Desenvolvimento, de forma a retirar conclusões acerca deste tema. Através dos resultados obtidos foi possível identicar quais as práticas levadas a cabo pelas OSFL e o seu reflexo nos donativos. Concluiu-se que o relacionamento entre o Fundraising e a Accountability é uma relação de complementariedade e que mais transparência leva a mais donativos.
Data do prémio | 15 jun. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Madalena Eça Guimarães Abreu (Supervisor) & Filipe Pinto (Co-Orientador) |
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- Economia social
- Organizações sem fins lucrativos
- Donativos
- Fundraising
- Mestrado em Economia Social
"Mais transparência, mais donativos?" : a relação entre o fundraising, a accountability e o seu reflexo nos donativos
Costa, F. C. M. (Aluno). 15 jun. 2016
Tese do aluno