Managing controversies when advertising underwear on social media

  • Filipa Marques Costa do Amaral Brites (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A seguinte dissertação irá estudar as estratégias de comunicação das marcas de roupa interior na gestão das controvérsias existentes na publicidade de lingerie e fatos de banho, nas redes sociais. Outros estudos já analisaram os efeitos das redes sociais na moda e no consumidor. No entanto, o estudo sobre roupa interior é limitado e centra-se nos impactos destes produtos na identidade das pessoas e na sua história, dando oportunidade a estudar intensamente a relação destas marcas com as redes sociais. Para realizar este estudo, escolheu-se um método qualitativo e contou-se com a colaboração de quatro marcas portuguesas. Os resultados desta dissertação evidênciam a existência de desafios: 1) Gestão de paradoxos da comunicação de produtos íntimos; 2) Gestão de paradoxos na comunicação das redes sociais; 3) Gestão da pressão social; 4) Gestão da possibilidade de ser mal interpretado. Desta forma, foram referidas estratégias para fazer face aos desafios mencionados. Todas estas estratégias contribuem para o objetivo comum destas marcas, que se baseia em estabelecer uma relação sólida com a audiência. Assim, as marcas acreditam que quão melhor for a sua relação com audiência mais fácil será a gestão das controvérsias na publicidade destes produtos nas redes sociais. A relevância deste estudo é inquestionável para entidades que publicitam roupa interior mas também para toda a indústria da moda, uma vez que existem paradoxos que podem ser transpostos para outras áreas.
Data do prémio26 jan 2022
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLaure Leglise (Supervisor)

Keywords

  • Roupa interior
  • Redes sociais
  • Controvérsia
  • Publicidade

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

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