O objetivo da presente dissertação é compreender como é que as marcas de luxos gerem as tensões existentes entre o conceito de luxo e a digitalização. De modo a responder à questão de investigação, foi implementado um método de pesquisa qualitativo e conduzido um caso de estudo múltiplo. Os resultados revelaram que a definição clara dos valores da marca e o investimento em experiências emocionais e interpessoais, de forma a interagir com os consumidores, é fundamental para gerir o conceito de exclusividade. Adicionalmente, as marcas de luxo defendem que a digitalização não irá substituir a exclusividade e as experiênciais multissensoriais que são transmitidas através dos meios tradicionais. A fim de ultrapassar este desafio, o uso de canais digitais como meio de comunicação ao invés de ferramenta de vendas pode conduzir à atração e retenção de consumidores. Uma estratégia omnichannel estimula as marcas de luxo a inovar e, simultaneamente, manterem íntegras as suas principais características. Os gestores e os marketers beneficiam da presente investigação,uma vez que esta contribui para a compreensão de como gerir o impacto da digitalização nas marcas de luxo.
Data do prémio | 26 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Laure Leglise (Supervisor) |
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- Luxo tradicional
- Exclusividade
- Características emocionais e interpessoais
- Marketing tradicional e virtual
- Luxo digital
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Managing the tensions between digitalization and luxury attributes
Nogueira, A. T. P. G. (Aluno). 26 jan. 2022
Tese do aluno