Num ambiente de contingência, a sustentabilidade de uma organização prevalece sobre qualquer outra prioridade, no sentido de ampliar a sua eficiência através da otimização de recursos e processos. Tal como Einstein mencionava, o importante é não parar de questionar, chave essencial para a construção e manutenção de um projeto focado nos processos. O presente relatório pretende disponibilizar uma análise detalhada do projeto de Mapeamento dos Processos da Direção de Portagens da Ascendi. O estágio foi integrado no serviço de Tecnologias, Processos e Gestão de Portagens, e teve como objetivo o levantamento, avaliação e implementação de melhorias nos procedimentos, com base no conceito Business Process Management (BPM). O trabalho realizado e descrito consistiu no diagnóstico, levantamento in loco, e consequente desenho das tarefas, elaboração da documentação de suporte e atualização do Mapa de Procedimentos, pelo que contribuíram para maximizar a performance da direção e uniformizar o desempenho das práticas organizacionais, que ganharam visibilidade ao serem validadas pela Comissão Executiva e publicadas no Manual de Procedimentos da empresa. No entanto, a implementação deste projeto enfrentou algumas barreiras, como a resistência à mudança por parte dos colaboradores, sugerindo-se o reforço e suporte da gestão de topo. O estágio e a elaboração deste relatório provaram ser uma experiência muito enriquecedora, pois para além dos conhecimentos teóricos adquiridos, possibilitou implementá-los e partilhar as vantagens da aplicação de uma gestão orientada por processos, através da criação de ações de melhoria contínua.
Data do prémio | 7 jul. 2016 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | M. H. Correia (Supervisor) & Mafalda Cardoso da Costa (Co-Orientador) |
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- BPM
- Processo
- Mapeamento
- Melhoria contínua
Mapeamento de processos de cobrança de portagens: caso de estudo
Gomes, B. C. D. S. D. S. (Aluno). 7 jul. 2016
Tese do aluno