Resumo
As últimas décadas têm desafiado o mundo do luxo. Com a comunicação digital, as marcas têm sido forçadas a uma rápida adaptação, a serem cada vez mais versáteis e inclusivas. Cada vez mais Marcas de Luxo se tornam próximas e presentes nas rotinas dos seus consumidores e das necessidades que estes têm, através das redes sociais e do mundo digital, desvendando cada vez mais quem são e o que é que defendem.Esta dissertação parte da definição de Marcas de Luxo, explora quem são os novos consumidores destas marcas e averigua o espaço ocupado pelas Marcas de Luxo e a estratégia digital que implementam, sem nunca perderem os seus atributos e identidade.
A questão central – a relação entre as marcas de luxo e estratégias digitais de comunicação – é investigada num plano teórico-prático. Por isso, foram obtidos dados por entrevista sobre os dois casos, um de origem francesa e outro sedado em Portugal – Chanel e Fashion Clinic – com o objetivo de compreender a gestão e estratégia de comunicação das marcas de luxo no mundo contemporâneo.
Os resultados deste estudo oferecem insights relevantes sobre o universo profissional das marcas de luxo, que não podem ignorar as redes sociais, e sobre o desenvolvimento de ações de marketing experimental e social media marketing, em resposta aos novos consumidores que gostam de se sentir cada vez mais integrados.
A dissertação contribuiu para a perceção de abrangência da definição de marcas de luxo e fornece informações e perspetivas únicas sobre esta indústria e a sua estratégia digital.
Data do prémio | 12 nov 2020 |
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Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Laura Castro (Supervisor) & Helena Amaral Neto (Co-Orientador) |
Keywords
- Marcas de luxo
- Perceção de valor
- Novo consumidor de luxo
- Marketing experimental
- Social media marketing
Designação
- Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas