Market insights to business strategy
: a foundational study for a European insect-based food start-up

  • Felix Hufnagel (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta tese investiga a indústria de produtos à base de insetos, com foco nos países de língua alemã, e visa fornecer uma análise abrangente do cenário de mercado, aceitação do consumidor e potenciais estratégias de marketings para start-ups neste campo emergente. Uma abordagem de métodos mistos foi utilizada para a pesquisa, incluindo uma revisão abrangente da literatura, análise competitiva, pesquisa de consumidores, análise de mercado e segmentação de mercado. Os principais resultados indicam uma tendência crescente na aceitação de produtos à base de insetos, particularmente entre os segmentos mais jovens, educados e fisicamente ativos da população. A análise de mercado revelou o potencial para inovação de valor através de uma estratégia de oceano azul que atende a nichos não explorados, como entusiastas de fitness e saúde, consumidores ambientalmente conscientes. Dado os desafios únicos e novos associados ao marketing de produtos à base de insetos, é recomendada uma estratégia de marketing multifacetada que aproveite o marketing de nicho, presença online, colaboração com influenciadores e iniciativas educacionais. Embora este estudo forneça informação valiosa sobre a indústria de produtos à base de insetos, também revela a necessidade de mais pesquisa, particularmente em áreas como o cenário regulatório, questões de sustentabilidade, múltiplas categorias de produtos e a psicologia do comportamento do consumidor. No geral, este trabalho fornece uma base para futuras pesquisas acadêmicas e estratégias práticas para start-ups que buscam competir na indústria de produtos de insetos.
Data do prémio27 jun. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRute Xavier (Supervisor)

Keywords

  • Proteína alternativa
  • Estratégia de start-up
  • Comportamento do consumidor
  • Análise de mercado
  • Sustentabilidade ambiental
  • Economia circular

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'