Marketing 3.0
: aplicação no mercado : estudo de caso da Nissan

  • Maria Catarina de Albuquerque Franco Bastos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A ciência do marketing está a entrar numa nova Era à qual vários autores dão o nome de marketing 3.0. Optámos por adotar este termo em todo o nosso relatório, a fim de estudar esta nova aplicação do marketing em geral e dentro da empresa Nissan. O presente estudo tem como objetivo a compreensão das recentes evoluções e motivações que deram origem a esta nova abordagem. A nossa investigação ambiciona ainda revelar através do estudo de caso da Nissan, se a empresa está consciente da existência do marketing 3.0 e se as suas ações de marketing e comunicação o refletem. Para tal efeito, os métodos de investigação que escolhemos utilizar foram a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista. Veremos a importância crucial do papel das redes sociais em relação à elevação do poder dos consumidores, que exprimem necessidades cada vez mais exigentes relativamente aos desejos de interação e de gestão responsável dos temas da responsabilidade social e ambiental. A Nissan tem desenvolvido algumas ações características do marketing 3.0, nomeadamente através do desenvolvimento de produtos em linha com práticas sustentáveis e de atividades filantrópicas. Contudo, veremos que as zonas geográficas onde a marca se insere influenciam a sua forma de atuar no mercado.
Data do prémio2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Manuel Seruya (Supervisor)

Keywords

  • Marketing 3.0
  • Realidade
  • Comunicação
  • Responsabilidade social
  • Sustentabilidade ambiental

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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