A ciência do marketing está a entrar numa nova Era à qual vários autores dão o nome de marketing 3.0. Optámos por adotar este termo em todo o nosso relatório, a fim de estudar esta nova aplicação do marketing em geral e dentro da empresa Nissan. O presente estudo tem como objetivo a compreensão das recentes evoluções e motivações que deram origem a esta nova abordagem. A nossa investigação ambiciona ainda revelar através do estudo de caso da Nissan, se a empresa está consciente da existência do marketing 3.0 e se as suas ações de marketing e comunicação o refletem. Para tal efeito, os métodos de investigação que escolhemos utilizar foram a pesquisa documental, a observação participante e a entrevista. Veremos a importância crucial do papel das redes sociais em relação à elevação do poder dos consumidores, que exprimem necessidades cada vez mais exigentes relativamente aos desejos de interação e de gestão responsável dos temas da responsabilidade social e ambiental. A Nissan tem desenvolvido algumas ações características do marketing 3.0, nomeadamente através do desenvolvimento de produtos em linha com práticas sustentáveis e de atividades filantrópicas. Contudo, veremos que as zonas geográficas onde a marca se insere influenciam a sua forma de atuar no mercado.
Data do prémio | 2014 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Manuel Seruya (Supervisor) |
---|
- Marketing 3.0
- Realidade
- Comunicação
- Responsabilidade social
- Sustentabilidade ambiental
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Marketing 3.0: aplicação no mercado : estudo de caso da Nissan
Bastos, M. C. D. A. F. (Aluno). 2014
Tese do aluno