Marketing na imprensa
: os jornais na era digital : estudo de caso do Jornal I

  • Steffany da Forte Casanova (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório trata o estudo de caso do Jornal i, um jornal generalista, diário, português, relativamente ao marketing na imprensa e adaptação da mesma ao meio digital online. Este tema ganha importância no contexto atual da imprensa portuguesa, nomeadamente no que concerne à presença digital dos diferentes meios e ao impacto dessa mesma presença no seu sucesso. A relevância deste tema ganha maior destaque considerando o seu objeto de estudo: o Jornal i. Um jornal português, nascido simultaneamente no papel e no digital e que, ainda assim, apresenta caraterísticas de um jornal tradicional, muito aquém da sua concorrência, líder na presença digital e conciliação dos meios. Simultaneamente, o estudo de caso estabelece um olhar em primeira mão sobre o desenvolvimento de um jornal diário, generalista, português no atual contexto de crise e de quebra de mercado da imprensa. Para a realização do presente relatório, o método foi o de estudo de caso, que permite obter conhecimento aprofundado de um caso no seu contexto real, através de técnicas metodológicas como a pesquisa bibliográfica a realização de entrevistas e, por fim, a observação participante. A análise dos dados obtidos permitiu retirar conclusões pertinentes do contexto atual do Jornal i e das suas necessidades para o desenvolvimento futuro. Como tal, verificou-se que o jornal serve-se do meio digital como um meio de apoio ao canal impresso que reflete a rotina tradicional do jornal impresso, ao invés de um novo canal, com caraterísticas e audiências próprias. Constatou-se, igualmente, que os media sociais são parte integrante e fundamental do marketing de um jornal, com grande poder de influência no seu sucesso, tal como as ações de marketing de cariz social, nas quais é imperativo para o jornal incorporar os valores e causas que apoia na empresa, colaboradores e ações levadas a cabo pela mesma. Denota-se, ainda, a necessidade do Jornal i apostar no desenvolvimento das suas plataformas, conteúdos e profissionais digitais, abdicando da comunicação em massa em prol da comunicação personalizada, trabalhada e dirigida a públicos específicos, em que é fundamental transmitir a imagem de uma só marca, comum ao meio tradicional e digital.
Data do prémio23 fev. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)

Keywords

  • Marketing
  • Marketing digital
  • Media
  • Imprensa

Designação

  • Mestrado em Ciências da Comunicação

Citação

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