Marketing no combate à pobreza

  • Adriana Branco Reis (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A sociedade atual apresenta inúmeras assimetrias quanto à distribuição da riqueza e acesso aos recursos. Nos últimos tempos, assiste-se ao agudizar das desigualdades na medida em que se verifica um desfocar crescente nas orientações e decisões políticas, privilegiando a óptica mercantilista em detrimento da coesão social, da sustentabilidade das famílias, do desenvolvimento socioeconómico e da promoção do bem-estar geral. Nesta dissertação, propõe-se estudar a importância do marketing e das suas estratégias, nomeadamente do marketing social, como ferramenta no combate às desigualdades sociais, no aumento da responsabilidade social e na promoção de novos comportamentos junto dos diferentes intervenientes – Governos, Empresas Privadas, Terceiro Setor e Sociedade/Consumidor. Apresenta-se, neste contexto, um estudo de caso que pretende demonstrar a aplicabilidade dos princípios do marketing social e a adoção de soluções inclusivas, junto de uma faixa da população mais carenciada, num país e numa cidade de padrões de desenvolvimento consideráveis. Através da realização de 17 entrevistas semiestruturadas aos intervenientes do Horta à Porta da Lipor, foi possível reconhecer novos padrões comportamentais, como o combate ao sedentarismo, o aumento do rendimento disponível, formação em novas áreas, promoção de hábitos de partilha e de solidariedade, incentivo à reinserção social e promoção da saúde física e mental.
Data do prémio2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor)

Keywords

  • Marketing social
  • Pobreza
  • Rendimento
  • Horta à porta
  • Lipor

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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