A sociedade atual apresenta inúmeras assimetrias quanto à distribuição da riqueza e acesso aos recursos. Nos últimos tempos, assiste-se ao agudizar das desigualdades na medida em que se verifica um desfocar crescente nas orientações e decisões políticas, privilegiando a óptica mercantilista em detrimento da coesão social, da sustentabilidade das famílias, do desenvolvimento socioeconómico e da promoção do bem-estar geral. Nesta dissertação, propõe-se estudar a importância do marketing e das suas estratégias, nomeadamente do marketing social, como ferramenta no combate às desigualdades sociais, no aumento da responsabilidade social e na promoção de novos comportamentos junto dos diferentes intervenientes – Governos, Empresas Privadas, Terceiro Setor e Sociedade/Consumidor. Apresenta-se, neste contexto, um estudo de caso que pretende demonstrar a aplicabilidade dos princípios do marketing social e a adoção de soluções inclusivas, junto de uma faixa da população mais carenciada, num país e numa cidade de padrões de desenvolvimento consideráveis. Através da realização de 17 entrevistas semiestruturadas aos intervenientes do Horta à Porta da Lipor, foi possível reconhecer novos padrões comportamentais, como o combate ao sedentarismo, o aumento do rendimento disponível, formação em novas áreas, promoção de hábitos de partilha e de solidariedade, incentivo à reinserção social e promoção da saúde física e mental.
Data do prémio | 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Susana Silva (Supervisor) |
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- Marketing social
- Pobreza
- Rendimento
- Horta à porta
- Lipor
Marketing no combate à pobreza
Reis, A. B. (Aluno). 2015
Tese do aluno