O Resort do Mar Negro de Ajara, Georgia, é um destino de eleição na região. O seu desenvolvimento enquanto cidade Europeia remonta a meados do século XIX quando membros da Nobreza se iniciaram no transporte de Petróleo através do porto de Batumi na capital de Ajara. A região foi adquirindo importância e, ao longo do tempo tornou-se no centro industrial e turístico da região. Contúdo, o seu desenvolvimento foi significativamente desafiado pelos Sovietes e anos mais tarde por um regime governamental corrupto. Desde 2003 contúdo, Ajara renasceu e iniciou uma nova estratégia de reposicionamento. A região tem passado por várias transformações salutogénicas e simultaneamente por investimentos significativos com vista à optimização do seu carácter atractivo a nivel local e, internacional. A presente dissertação procura veícular um primeiro conhecimento sobre os processos de desenvolvimento em Ajara os quais têm conduzido a região a um futuro de sucesso pautado por novos investimentos e atracções, unidades hoteleiras internacionais e a um número recorde de turistas ao longo do passado ano de 2012. Neste estudo, ao governo local é atríbuido o papel de “managers de produto” – Ajara; E tal como em qualquer outra empresa, uma liderança e visão claras constituem-se como elementos de capital importância. Este trabalho apresenta não só uma narrativa como também uma análise quantitativa à estratégia de reposicionamento do Batumi e da região de Ajara tal como conduzida e percepcionada junto dos diferentes stakeholders que nela se encontram envolvidos: residentes locais, cidadãos da Geórgia, turistas internacionais, membros da Administração Governamental e, investidores estrangeiros. Mais ainda, o caso de estudo apresentado permite explorar em detalhe o processo de decisão estratégica e de gestão do “produto” sob um ponto de vista histórico, cultural e politico enquadrado pela actual realidade do mundo moderno.
Data do prémio | 10 jul. 2013 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
---|
Marketing of the Black Sea Resorts: Batumi : a success story?
Gorgiladze, S. (Aluno). 10 jul. 2013
Tese do aluno