Objetivo: A mudança climática exige uma alteração nos padrões de consumo, tornando crucialque as empresas ofereçam alternativas sustentáveis e que a pesquisa desenvolva estratégias demarketing eficazes para sua comercialização global. Este estudo tem como objetivodesenvolver estratégias de marketing que facilitem a comercialização bem-sucedida da carnecultivada em países desenvolvidos e em desenvolvimento.Metodologia: Foi realizado um experimento para avaliar a atitude do consumidor em relaçãoà carne cultivada, manipulando a acessibilidade de diferentes benefícios (ou seja,sustentabilidade, saúde/segurança e sabor). O estudo mensurou o impacto desses benefícios napercepção da amigabilidade ambiental, sabor e segurança/saúde da carne cultivada emcomparação com a carne tradicional. Foram exploradas as variações entre brasileiros e alemães,derivando recomendações gerenciais e contribuições teóricas.Resultados: A comunicação que enfatizava a sustentabilidade influenciou positivamente adisposição em pagar pela carne cultivada. No entanto, destacar o sabor ou os benefícios para asaúde/segurança não resultou em atitudes mais favoráveis em relação à carne cultivada. Oestudo não revelou diferenças significativas entre países desenvolvidos e em desenvolvimento.Limitações da pesquisa: O tamanho da amostra da pesquisa foi limitado e não representativodas populações brasileira e alemã. Além disso, a distribuição dos participantes entre os países foi desequilibrada, comprometendo as comparações entre eles. Originalidade/Valor: Este estudo combina de forma inovadora a análise dos fatores que influenciam a aceitação da carne cultivada pelos consumidores, com a consideração dos influenciadores culturais na formação de opinião.
Data do prémio | 6 jul. 2023 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Yan Bernardes Vieites (Supervisor) |
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- Carne cultivada
- Comportamento do consumidor
- Sustentabilidade
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Marketing strategies for cultured meat
Döpkens, L. (Aluno). 6 jul. 2023
Tese do aluno