A presente investigação tem como principal objetivo avaliar o papel que a música tradicional portuguesa assume na aprendizagem musical das crianças, indo ao encontro de autores de relevo que a destacaram ao longo dos anos como parte fulcral de uma iniciação musical bem sucedida. Mais concretamente, esta pesquisa procura averiguar até que ponto a disciplina de Ensemble de Sopros, enquanto prática de música de câmara, com todas as vantagens a ela associadas, se poderá assumir como um contexto altamente propício a essa inclusão. Depois de realizada uma revisão bibliográfica acerca das temáticas apresentadas, adoptou-se um design metodológico qualitativo, através da aplicação da técnica de inquérito consubstanciada num questionário a todos os alunos que frequentaram esta disciplina no CCM, de modo a conseguir dados práticos e concretos acerca desta possibilidade. As conclusões do estudo provam que o Ensemble de sopros pode assumir a maior relevância no sucesso da aprendizagem artística de cada criança. A aproximação dos encarregados de educação no processo de aprendizagem dos seus educandos foi também considerado, uma vez que isso potencia um maior acompanhamento da família, ao reconhecer os temas das músicas, aumentando o sentido da comunidade cultural e social, e atuando como um forte fator motivacional para os alunos. Num contexto em que a grande maioria dos alunos estão ainda a iniciar o seu percurso musical e em que a faixa etária que é aqui abordada é o 2º ciclo – entre os 10 e os 12 anos de idade - o facto de terem a possibilidade de desenvolver um trabalho em música de câmara, como é o caso deste Ensemble, pretendeu reavivar a nossa música tradicional de forma ativa no dia-a-dia das crianças, transportando-a para a nossa atualidade, demonstrando as por demais evidentes vantagens que esta carrega.
Data do prémio | 24 fev. 2015 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Sofia Inês Ribeiro Lourenço da Fonseca (Supervisor) |
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- Mestrado em Ensino da Música
Matrizes e temática da música tradicional portuguesa no ensino vocacional: pertinência da adaptação para ensemble de sopros do 2º ciclo
Silva, A. M. P. D. (Aluno). 24 fev. 2015
Tese do aluno