Meat substitutes
: analysis of consumers’ perceptions, attitudes, and purchase motives in the portuguese market

  • Marina dos Santos Ferreira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os substitutos de carne à base de plantas têm sido identificados como fontes alternativas de proteína que fornecem uma variedade de vantagens sociais, de saúde e ambientais em comparação com a carne e, portanto, pode levar à redução do consumo da mesma. Ainda que seja um nicho de mercado, espera-se que o mercado de substitutos de carne cresça internacionalmente nos próximos anos apesar de estudos precedentes não tenham focado no comportamento dos consumidores em relação aos substitutos de carne no mercado português. Portanto, este estudo teve como objetivo identificar as percepções dos compradores de alimentos substitutos da carne e identificar motivações e barreiras de consumidores e não-consumidores para o consumo de substitutos de carne. Oito entrevistas em profundidade foram realizadas para ter uma primeira compreensão do assunto e, finalmente, uma inquérito online foi lançado para atingir um público mais amplo: 382 consumidores e não-consumidores de substitutos da carne identificaram as principais vantagens e obstáculos aos substitutos de carne, bem como as atitudes e percepções pessoais que afetam as intenções de compra. Os resultados revelam que os compradores de supermercado mostraram uma tendência favorável à compra de substitutos de carne. Os consumidores de substitutos de carne estão preocupados com a sustentabilidade, o bem-estar animal e suas preocupações com a saúde. Além disso, percepções como as sensoriais e saudáveis motivam as intenções de compra em relação aos substitutos de carne. No final, uma análise detalhada dos resultados é fornecida no último capítulo, como recomendações adicionais de pesquisa.
Data do prémio29 jun. 2020
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMiguel Rita (Supervisor)

Keywords

  • Substitutos de carne
  • Carne
  • Substitutos de produtos alimentares
  • Pensamento do consumidor
  • Dieta
  • Alimentação
  • Vegetarianismo

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'