O Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado que se apresenta parte de uma evocação e reflexão acerca das experiências ocorridas em diversos contextos educativos e sociais. O objectivo principal foi enquadrar essas experiências práticas num quadro teórico agregador em torno da temática da mediação. Optámos por basear a estrutura do nosso trabalho nas lentes teóricas e conceptuais de Jean-François Six, através de quatro tipos de mediação: mediação curativa, criadora, renovadora e preventiva. A análise reflexiva incidiu, deste modo, na perspectiva de integrar os vários tipos de mediação, anteriormente referidos, na relação com a prática, versando igualmente as situações híbridas e de alguma ambiguidade que a riqueza do quotidiano proporcionou. Tornou-se pois pertinente ao longo do estudo estabelecer comparações entre as diversas evocações, enquadrando o conceito de mediação, avançando com algumas ideias sobre o tema e igualmente acerca do papel que as entidades educativas poderão assumir em torno da mediação. Foi nossa preocupação, também, efectuar um paralelo entre a ciência da Pedagogia Social e a mediação, no que se refere ao objecto em estudo, às ferramentas científicas e estratégias comuns, nomeadamente no que concerne à partilha entre os vários saberes e culturas profissionais na práxis socioeducativa, sob a imprevisibilidade do quotidiano, num cunho de solidariedade, responsabilidade e forte pendor cívico, na construção ou renovação de laços sociais entre as pessoas e os grupos, nos mais diversos contextos e circunstâncias.
Data do prémio | out. 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Cristina Palmeirão (Supervisor) & José Pedro Amorim (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Mediação: dialéctica reflexiva entre a prática e a teoria em contextos educativos
Figueiredo, A. A. P. (Aluno). out. 2012
Tese do aluno