Medidas de avaliação neuropsicológica das funções executivas em crianças do pré-escolar
: revisão sistemática

• Jéni Filipe Colaço (Aluno)

Fundamentação teórica: As medidas de avaliação neuropsicológica das funções executivas (FE) em crianças com idade pré-escolar ainda estão pouco investigadas quando comparado com adultos. O estudo das FE tem gerado discordâncias entre autores, sendo que alguns apoiam as FE como um construto unitário, especialmente nas idades pré-escolares. Objetivos: Propõe-se conduzir uma revisão sistemática da literatura qualitativa para (a)identificar as medidas de FE construídas/estudadas para crianças de idade pré-escolar; (b) identificar o(s) componente(s) que as medidas de FE avaliam; (c) identificar medidas de FE com dados para a população portuguesa pré-escolar. Metodologia: A presente pesquisa bibliográfica recorreu a quatro bases de dados eletrónicas PubMed, ScienceDirect, Psycinfo e Scopus, tendo como descritores chave“Executive Functions”, “Preschoolers” e “Measures” para procurar estudos revistos por pares publicados nos últimos 15 anos. Resultados: Dos 39 estudos elegíveis para revisão, foram identificadas 87 medidas de avaliação de FE aplicadas em crianças de idade pré-escolar, na sua maioria oriundas da América do Norte e da Europa. Das medidas revistas, 10 foram utilizadas com maior frequência (nomeadamente, Dimensional Change Card Sort, Digit Span, Word span,Stroop Day/night, Go/no-go, Shape School, Head-Toes-Knees-Shoulders, Boy/GirlStroop, Hanoi Tower e Bear/Dragon). Verifica-se que são poucos os estudos que avaliam um só componente, ainda assim, o componente mais estudado é o controlo inibitório. Dos estudos realizados em território nacional, foram encontrados quatro que fornecem dados de desempenho das FE da população pré-escolar portuguesa através da tradução/adaptação de medidas de avaliação. Discussão e conclusão: Verificou-se que nos últimos anos houve um grande crescimento no estudo de instrumentos de medida das FE em pré-escolares. Porém, o estudo destas medidas na população portuguesa ainda é muito recente e carece de investigação.
Data do prémio27 abr. 2021
SupervisorJoana Rodrigues Rato (Supervisor)

• Funções executivas
  • Medidas de avaliação