Conversar é uma atividade social muito importante para o ser humano. A investigação tem permitido caracterizar as mudanças ocorridas na conversa após a instalação de uma afasia. A troca de turnos e a reparação são duas das características de uma conversa, que na presença da afasia, adquirem contornos diferentes, exigindo esforços acrescidos de colaboração entre os interlocutores. O acesso da pessoa com afasia (PcA) à participação na conversa diminui, sendo importante desenvolver estratégias comunicativas adequadas às suas características específicas e às conversas com os seus parceiros privilegiados de comunicação. O treino dirigido aos parceiros inclui-se no Modelo Social de intervenção. A Análise Conversacional (AC) recorre a amostras gravadas no contexto natural, e tem sido utilizada como guia deste tipo de intervenção desenvolvido com os parceiros de comunicação. Pretende-se, com este estudo de caso, verificar se ocorrem melhorias na conversa de um casal, cujo marido possui afasia, após formação da esposa (parceira privilegiada de comunicação), com maior foco ao nível da troca de turnos e das estratégias de reparação. Pretende-se ainda verificar se estas melhorias se mantêm dois meses após a intervenção. Para avaliação utilizou-se o Conversation Analysis Profile for People With Aphasia (Whitworth, Perkins & Lesser, 1997), que permitiu planear a formação. Esta intervenção durou 9 sessões, num total de 22 horas. Repetiu-se a avaliação passados dois meses. Os resultados sugerem que a formação realizada com a esposa, a fim de melhorar os seus comportamentos e atitudes comunicativas, teve um impacto muito positivo na capacidade de conversação do casal
Data do prémio | 7 fev. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Emília Santos (Supervisor) & Maria Assunção Matos (Co-Orientador) |
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- Conversação
- Pessoa com afasia
- Parceiro de comunicação
- Modelo social
- Reparação
- Troca de turnos
- Mestrado em Linguística Clínica
Melhoria da comunicação entre a pessoa com afasia e o seu parceiro privilegiado de comunicação: análise dos efeitos de um programa de formação
Valente, P. A. D. S. (Aluno). 7 fev. 2014
Tese do aluno