Mergers & acquisitions
: the case Grupo Media Capital and PT Portugal

  • Pedro Barreto Goulão Crespo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Durante os últimos dois anos, o Grupo Altice tem sido uma das empresas mais activas na área das Telecomunições, fazendo aquisições em diferentes países, não apenas no sector das telecomunições mas também no sector dos media. De acordo com a empresa multinacional, a expansão para o sector dos media, nos países onde a empresa já tem operações na área das telecomunicações, pode trazer sinergias importantes. Depois da Altice ter comprado a PT Portugal, surgiram rumores sobre a possibilidade da empresa entrar no sector dos media em Portugal. Com base nestes rumores, decidi estudar a potencial acquisição do Grupo Media Capital pelo Grupo Altice, através da PT Portugal. Durante a tese, explico os conceitos relacionados com M&A e faço uma revisão dos dois sectores e das duas empresas. No final, calculo o valor das duas empresas individualmente e das sinergias que possam ser geradas com este negócio. Depois de todas estas fases, concluo que este é o momento ideal para a PT Portugal fazer uma oferta ao Grupo Prisa (accionista maioritário do Grupo Media Capital). O Grupo Prisa poderá estar disposto a desinvestir da sua posição em Portugal e para além disso, segundo os meus cálculos, o preço das acções da Media Capital está subavaliado. A PT Portugal deverá fazer uma oferta de 4.84 € por acção, considerando um prémio que corresponde a 75% da sinergia de redução de custos e 25% da sinergia de receitas de publicidade.
Data do prémio28 jul. 2016
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorHenrique Miguel Ribeiro Guimarães Bonfim (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

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