Mergers and acquisitions
: the case of Portucel and AMS

  • Sara Marisa de Cândido Miranda (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Na indústria da pasta e do papel, crescer pelo meio de aquisição é bastante comum, dada a capacidade produtiva limitada. O grupo Portucel Soporcel é um dos maiores produtores da indústria a nível nacional, e é conhecido por possuir consideráveis viveiros florestais, e pela produção de pasta e papel de escrita. Contudo, com a diminuição da procura deste tipo de papel, devido à digitalização, a empresa sentiu a necessidade de diversificar a sua produção. Assim, a Portucel decidiu entrar no mercado de papel tissue, através da aquisição da AMS-BR Star Paper, tida como o produtor mais eficiente da Península Ibérica neste sector. Contudo, o objectivo não era apenas ser proprietário de uma empresa produtora de tissue, mas usar o know-how que esta empresa pode facultar, para mais tarde replicar o modelo de negócio nas outras fábricas da Portucel. A aquisição foi anunciada em Fevereiro de 2015, e cinco meses depois, estava a ser concretizada por um preço de 80M€, em que certa parte destinava-se para o financiamento de um projecto em desenvolvimento. Esta dissertação avalia ambas as empresas e as sinergias provenientes da aquisição, com o objectivo de calcular o preço de aquisição recomendado, e posteriormente, compará-lo ao verdadeiro. Depois da avaliação de ambas as empresas, através da metodologia DCF-WACC e do método dos múltiplos, foi concluído que a AMS tem um valor de mercado de 33M€ e que as sinergias somam um valor total de 63M€. Deste modo, o preço recomendado foi de 77M€, através de cash.
Data do prémio22 jul. 2016
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Luís Traça Borges de Assunção (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Gestão: Programa Internacional

Citação

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