Metodologia de introdução ao estudo e aprendizagem de viola d'arco com recurso a técnicas expandidas
: contributos de recolhas de música tradicional portuguesa nas novas visões estéticas

  • Laura Susete Murtinha Jara Viegas (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente Relatório de Estágio apresenta-se como um relato sucinto do percurso realizado ao longo da Prática Profissional, que foi realizada no âmbito do Mestrado em Ensino da Música, por forma a obter a profissionalização nos grupos de recrutamento M23 (Violeta), M30 (História da Música) e M32 (Classe de Conjunto). Composto por duas partes, expõe o meu desempenho e as aprendizagens adquiridas ao longo da minha Prática Profissional (PP), e apresenta as etapas metodológicas da elaboração do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), aplicado, também no contexto da PP e em sessões individuais com os alunos desenvolvidas após esta. A primeira parte apresenta uma descrição sobre as aulas que lecionei e assisti, inserindo planificações completas e sintéticas e evidencia as turmas e alunos com quem tive a oportunidade de interagir e transmitir conhecimento. Na segunda parte, apresentado sob a forma de artigo científico, desenvolve um estudo cuidado subordinado ao tema “Metodologias de introdução ao estudo e aprendizagem de Viola d’Arco com recurso a técnicas expandidas - Contributos de recolhas de música tradicional portuguesa nas novas visões estéticas”, no qual destaquei o Estado da Arte pertinente ao estudo e as várias etapas metodológicas que utilizei para a recolha e análise de resultados. Os resultados obtidos, através da implementação de uma metodologia de Investigação-Ação são indicadores da pertinência da problemática apresentada e dos caminhos que se identificam como motivadores nos percursos do ensino aprendizagem de técnicas expandidas, numa interligação multidisciplinar.
Data do prémio19 dez. 2023
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorMaria do Rosário Morais Pinto da Mota Ribeiro de Sousa (Supervisor)

Keywords

  • Prática profissional
  • Projeto de intervenção pedagógica
  • Técnicas expandidas
  • Música tradicional portuguesa
  • Metodologias de ensino
  • Aprendizagem da música

Designação

  • Mestrado em Ensino da Música

Citação

'