Metodologia projectual, um método para atingir a criatividade

• Tiago José Vaz Barbosa (Aluno)

O mito da criatividade ser apenas pertença de alguns, há muito caiu por terra, dando lugar a uma criatividade que a todos pertence e que todos podem desenvolver e manter activa. É neste sentido que propomos a Metodologia projectual de Bruno Munari como um método para desenvolver a criatividade. Ao analisarmos o modo como os alunos respondem às propostas de trabalho que lhes são apresentadas, apercebemo-nos que estes não têm um método que lhes permita criar criativamente, como tal, é urgente procurar incentivar os alunos a criar metodologias de trabalho para atingirem melhores resultados na elaboração dos seus trabalhos. A metodologia projectual de Munari é um exemplo de como os alunos poderão desenvolver as suas respostas devidamente fundamentadas. Para isso, foi proposto a uma turma de 22 alunos, 18 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, que elaborasse uma peça de joalharia, seguindo o método projectual de Munari, juntamente com um involucro no qual inseririam a peça e um dossiê de fundamentação e acompanhamento das propostas. Os resultados demonstraram que a metodologia projectual de Bruno Munari se apresenta como um importante contributo para o desenvolvimento da produção criativa dos alunos.
Data do prémio2014
SupervisorAna Cláudia Fernandes (Supervisor)

• Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário