Metodologia utilizada no controlo da sensibilidade dentária decorrente do branqueamento externo

• Linda Mani (Aluno)

Introdução: A crescente demanda por uma melhor aparência e um sorriso mais branco tornou o branqueamento dentário como um procedimento popular. Mesmo que o branqueamento dentário seja considerado uma modalidade de tratamento conservador e não invasivo, ele apresenta alguns efeitos adversos nomeadamente a sensibilidade dentária. O peróxido de carbamida é o agente branqueador mais utilizado na técnica de branqueamento externo em ambulatório devido a sua eficácia e segurança. O objetivo principal do presente estudo é avaliar o impacto dos diferentes métodos de controle da sensibilidade aquando da realização do branqueamento externo utilizando o peróxido de carbamida. Materiais e Métodos: Foi efectuada uma pesquisa electrónica utilizando PubMed/Medline®, Cochrane® e Web of Science® com uma estratégia de pesquisa específica combinando termos controlados e linguagem natural. Os estudos pertinentes foram selecionados e avaliados após leitura do texto completo. Resultados: Através de estratégia de pesquisa foram identificados 603 artigos. Foram removidos os artigos duplicados. Através da leitura de títulos e abstract de 274 artigos, foram selecionados 56 artigos para ler na íntegra a fim de avaliar a elegibilidade. Destes, 33 artigos foram excluídos por não cumprirem os restantes critérios de inclusão. Foram incluídos no estudo 23 artigos. Conclusão: Os estudos incluídos nesta revisão recorreram a avaliar diferentes metodologias utilizadas no controle da sensibilidade dentária decorrente do branqueamento externo utilizando o peróxido de carbamida. Considerando os resultados encontrados neste estudo, a sensibilidade dentária decorrente do branqueamento dentário pode ser considerada um problema difícil de evitar, no entanto, a sua intensidade pode ser diminuída.
Data do prémio20 jul 2021
SupervisorRute Rio (Supervisor) & Anna Moura (Co-Orientador)

• Branqueamento dentário
  • Peróxido de carbamida