Metodologias de estudo usadas por profissionais, introduzidas na formação inicial do cantor

• Cristiana Sofia de Sousa Oliveira (Aluno)

O Relatório final que se apresenta expressa todos os processos e percursos realizados durante a minha Prática Profissional (PP), integrada no Mestrado em Ensino da Música, na Universidade Católica Portuguesa (UCP). Encontra-se dividido em duas partes fundamentais e complementares: A primeira parte descreve e analisa todos os percursos realizados, resultantes do contacto directo com os alunos, enquanto estagiária, no Conservatório de Música do Porto (CMP). Nela se incluem todas as actividades realizadas, no âmbito da docência, nomeadamente, os registos das sessões observadas, as planificações das aulas, por mim leccionadas, bem como a análise das atividades realizadas. A segunda parte apresenta, sob a forma de artigo científico, a descrição e o desenvolvimento de um Projecto de Intervenção Pedagógica (PIP), subordinado ao tema: “Metodologias de Estudo usadas por profissionais, introduzidas na formação inicial do Cantor”.Com este PIP, concebido e implementado através de uma metodologia científica, pretendeu-se explorar e motivar os alunos de Canto, no sentido de uma procura mais activa e dinâmica das práticas individuais de Estudo, procurando contribuir para uma maior autonomia e melhor preparação das suas aulas. A questão central desta pesquisa encontra-se formulada da seguinte forma: Será possível contribuir para uma melhor motivação e preparação dos alunos de Canto, utilizando metodologias que permitem aos Cantores profissionais apresentarem-se no seu melhor, nos ensaios e em performance? Os resultados obtidos apresentam indicadores de referência, que demonstram o impacto positivo da introdução dessas Metodologias de Estudo, nas práticas de trabalho individual dos alunos.
Data do prémio22 jul 2022
SupervisorMaria do Rosário Sousa (Supervisor)

• Prática profissional
  • Projecto de intervenção pedagógica