Minimalism consumption in home design and furniture
: sustainability as the key mediator amidst young adults' consumption choices

  • Eduarda Nogueira Lima (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O minimalismo, também conhecido como o movimento “menos é mais”, tem sido cada vez mais adotado pelos jovens adultos nos últimos anos, apesar do seu longo histórico. Neste sentido, o principal objetivo deste estudo é entender como é que o minimalismo influencia as escolhas de consumo de mobiliário e design de casas dos jovens adultos. Estudamos este tópico através da literatura existente sobre o assunto de forma a compreender mais aprofundadamente o que é o consumo minimalista e como este impacta as gerações mais jovens. A partir da literatura disponível, reunimos três determinantes, a sustentabilidade, o bem-estar financeiro e o bem-estar emocional, que demonstraram ser potenciais mediadores na relação entre o consumo minimalista e as escolhas de consumo dos jovens adultos. Com esta informação, construímos três modelos de forma a testar se os fatores encontrados na literatura impactam a relação entre as duas variáveis e perceber se existe uma relação direta entre ambas. Foi construído um questionário e obtiveram-se 205 respostas, as quais foram analisas usando SPSS e SmartPLS. A conclusão mais importante que podemos realçar é que apenas um dos três determinantes, a sustentabilidade, é um mediador positivo entre o consumo minimalista e as escolhas de consumo sustentáveis dos jovens adultos, o que explica igualmente a existência de uma relação indireta positiva entre estas duas variáveis. Esta descoberta revela uma ligação anteriormente desconhecida, acrescentando, deste modo, uma nova visão à investigação contínua feita nesta área. Foi também demonstrado que as escolhas de consumo financeiras dos jovens adultos são afetadas diretamente pelo consumo minimalista e as escolhas emocionais destes são em geral (diretamente e indiretamente) influenciadas pela nossa variável independente. Os resultados relativamente as relações existentes nas restantes variáveis representadas nos modelos demonstram que o consumo minimalista promove práticas sustentáveis e que a sustentabilidade e o bem-estar financeiro atual influenciam positivamente as escolhas de consumo sustentáveis dos jovens adultos. Adicionalmente, o consumo minimalista promove a obtenção de um bem-estar financeiro em longo prazo, induz emoções positivas nos consumidores que o adotam e reduz a presença de emoções negativas. O bem estar emocional positivo influencia positivamente as escolhas emocionais de consumo dos jovens adultos. Estas descobertas permitem solidificar o que foi analisado na literatura, mas também providenciam novos conhecimentos. Os resultados demonstram que a descoberta da variável sustentabilidade como mediador, assim como, das novas relações encontradas entre o consumo minimalista e as escolhas de consumo sustentáveis, financeiras e emocionais dos jovens adultos podem ser investigados mais a fundo por futuros investigadores e que as empresas poderão usar este estudo de modo a incorporar o minimalismo nas suas estratégias de forma a captar e satisfazer esta nova onda de consumidores com sucesso.
Data do prémio23 jul. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (Co-Orientador)

Keywords

  • Consumo minimalista
  • Sustentabilidade
  • Bem-estar financeiro
  • Bem-estar emocional
  • Escolhas de consumo dos jovens adultos

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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