Modelling consumer acceptance of cultured meat

  • Elena zu Schleswig-Holstein (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

A produção pecuária causa múltiplos problemas globais, incluindo ao nível das alterações climáticas. Uma tecnologia alimentar emergente que pretende mitigar esses impactos negativos, reduzindo a produção pecuária é a carne cultivada em laboratório (CC). A CC é a carne produzida em laboratório. Tal como para novos alimentos, a par dos desafios técnicos e regulatórios, as empresas que desenvolvem produtos de CC também terão de lidar com questões de aceitação pelo consumidor.
Investigações anteriores sobre novos alimentos produzidos com tecnologias
emergentes, identificaram três categorias de preditores da aceitação do consumidor:
Factores relacionados com o produto, factores psicológicos e factores externos. Dado que variáveis que representem todas estas categorias não são frequentemente incluídas juntas nos modelos existentes sobre aceitação de CC, o nosso estudo teve como objetivo replicar e alargar um modelo muito citado de Siegrist and Hartmann (2020b). Com base num inquérito online com 245 participantes, os resultados mostraram que a replicação do modelo original não foi bem sucedida devido à multicolinearidade mas ainda assim foram identificados alguns preditores da aceitação da CC. A confiança na indústria alimentar, a familiaridade com a CC e a norma subjectiva relativa à CC, demonstraram correlacionarem-se positivamente com a aceitação, enquanto a neofobia alimentar e a repugnância evocada pela CC foram identificadas como predizendo negativamente a aceitação da CC. A sensibilidade à repugnância , a perceção da CC enquanto algo natural, os benefícios percebidos da CC e a atitude para com a natureza, foram identificadas como preditores não significativos da aceitação da CC pelo consumidor. A partir disto, são
discutidas implicações para investigação futura e marketing da CC
Data do prémio10 nov 2021
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRui Gaspar (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Psicologia na Gestão e Economia

Citação

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