A análise financeira é um fator preponderante na atribuição de crédito, por parte das instituições financeiras. Os modelos de classificação de crédito surgem como forma de facilitar a análise financeira, ao classificar os clientes em categorias de pagador. A aplicação destes modelos tem sido uma prática corrente em instituições financeiras, porque permitem poupar tempo e recursos. O Grupo Nors concede crédito aos clientes, como forma de fomentar a sua faturação. Assim, a área das Contas a Receber (CaR), dos Serviços Partilhados, está encarregue da análise de crédito dos clientes e tomar as decisões de conceder ou não crédito e que montante disponibilizar ao cliente. Assim, o presente trabalho tem como objetivo construir e propôr um modelo de classificação de crédito que seja útil à tomada de decisão de crédito da área das CaR e uma ferramenta que indique o montante de crédito a disponibilizar aos clientes que solicitam crédito. Desta forma, foram criados vários modelos de classificação de crédito diferentes, construídos a partir de três métodos distintos, Análise Múltipla Discriminante, Regressão Logística e Redes Neuronais Artificiais. Também, foi criado um modelo que indica o montante de crédito a conceder a cada cliente, baseado em algoritmos genéticos. Constatou-se que as Redes Neuronais Artificiais são o método de classificação com melhores resultados para o caso de classificação de crédito do Grupo Nors e que o modelo de definição do montante de crédito de clientes pode constituir uma ferramenta útil para o Grupo, uma vez que os indicadores correntemente utilizados não estão orientados especificamente para esse efeito.
Data do prémio | 17 jul. 2017 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rita Ribeiro (Supervisor) |
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- Modelos de classificação de crédito
- Redes neuronais artificiais
- Regressão logística
- Análise discriminante
- Algoritmos genéticos
- Plafond de crédito de clientes
Modelos de classificação e definição de montantes de crédito de clientes: caso do Grupo Nors
Silva, P. C. N. G. (Aluno). 17 jul. 2017
Tese do aluno