Modelos de gestão no ensino privado e a eficiência do processo de ensino/aprendizagem
: análise dos modelos de gestão educacional no ensino privado e eficiência do processo ensino/aprendizagem a partir dos rankings das escolas

  • João Miguel Castro Baptista (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este estudo procura compreender a influência dos Modelos de Gestão no Ensino Privado e a sua relação na eficiência do processo ensino/aprendizagem a partir dos rankings das escolas. Os principais objetivos resumem-se à caracterização dos modelos de gestão educacionais do ensino privado, a relação entre os modelos de gestão praticados numa instituição do ensino privado com a eficiência do processo ensino/aprendizagem a partir dos rankings das escolas, e por fim a relação entre a influência da gestão de topo nas práticas profissionais dos docentes, no caso específico na disciplina de Física e Química A. Como ponto de partida procura-se definir o conceito “privatizar” e na sequência é realizado um breve enquadramento teórico sobre a privatização do ensino e as razões/motivos porque a privatização tem vindo a acentuar-se nas últimas décadas. Neste seguimento é realizada uma breve resenha histórica do ensino privado em Portugal. No que concerne aos modelos de gestão e Racionalidades, são abordados alguns modelos de gestão, considerados a base teórica para o funcionamento da escola como estrutura organizacional complexa. Os modelos abordados foram o modelo burocrático, o modelo político e o modelo (neo)institucional. As escolas enquanto estruturas organizacionais atravessam uma fase em que existe uma política de “prestação de contas” e desde que em 2001 foram publicados pela primeira vez os rankings, levou a que a qualidade de algumas instituições de ensino fosse posta em causa. Através da definição de eficiência e qualidade de escola por parte de alguns investigadores da área das Ciências da Educação procura-se verificar se existe alguma relação com a posição obtida nos rankings. Na última parte deste trabalho, é feita uma análise e reflexão sobre o meu percurso profissional, enquanto docente numa instituição do ensino privado e procurar compreender se existe influência da gestão de topo nas práticas profissionais dos docentes.
Data do prémio15 set. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Alberto Vilar Estevão (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

'