Monsenhor José de Castro e o Tombo Diocesano
: património cultural da Igreja na Diocese de Bragança-Miranda

• Sandra Maria do Vale (Aluno)

Os arquivos eclesiásticos assumem grande relevância no âmbito do património cultural da Igreja. Assim sucede com o Arquivo Diocesano de Bragança-Miranda – Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro, que custodia um valioso espólio documental desta circunscrição eclesiástica. O projeto Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro, cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e pela Câmara Municipal de Bragança, propõem-se conservar e valorizar o património cultural da Igreja no território da Diocese de Bragança-Miranda, a partir do acervo documental integrado no Arquivo e da vida e obra do seu patrono. Mons. José de Castro (1886-1966), sacerdote, publicista, diplomata e investigador, é autor de uma extensa bibliografia produzida a partir de investigações historiográficas em arquivos, particularmente nos Arquivos do Vaticano. A obra Bragança e Miranda (Bispado) consagrou-o como o “historiador da Diocese” e patrono do Tombo Diocesano. A vida, obra e pensamento de Mons. José de Castro são pilares estruturantes do projeto Tombo Diocesano Monsenhor José de Castro. Para a prossecução dos objetivos do projeto foi e é fundamental conhecer as múltiplas facetas desta figura proeminente do Património Cultural português.
Data do prémio10 mar 2021
SupervisorHenrique Manuel Pereira (Supervisor)

• Património cultural da Igreja
  • Diocese de Bragança-Miranda