O principal objetivo desta dissertação é estudar as motivações do consumidor da indústria dos serviços de saúde para interagir com as marcas de saúde, no Facebook. Os consumidores desta indústria apresentam algumas particularidades que os diferenciam dos consumidores de outros mercados e, assim, através da Revisão da Literatura, procuramos compreender o que influência este consumidor a interagir com as marcas dos serviços de saúde, no Facebook. De forma a estudar a influência das motivações apresentadas na literatura – identidade pessoal, influência social, procura por informação, remuneração e confiança – em conjunto com os fatores que influenciam a interação dos consumidores com as marcas de saúde, no Facebook – como o género, a idade, o nível educacional, o nível de rendimento e o estado de saúde – um estudo exploratório quantitativo foi desenvolvido e aplicado online a 316 indivíduos. Esta investigação também procurou compreender a importância das marcas dos serviços de saúde, no Facebook, assim como os diferentes tipos de interação entre os consumidores e as marcas de saúde. Os resultados apontam para a existência de associações positivas entre as motivações referidas; e evidenciam a existência de diferenças significativas no que diz respeito ao que motiva os consumidores, de diferentes géneros, a interagir com as marcas, nomeadamente no que diz respeito à influência social; e diferenças face à presença destas marcas, no Facebook, relativamente à confiança. Este estudo demonstrou que os respondentes ainda não se sentem confortáveis em interagir com as marcas dos serviços de saúde através desta plataforma, e aqueles que interagem, fazem-no ao nível do consumo e contribuição de conteúdo, criados pela marca ou por outros consumidores.
Data do prémio | 17 jun. 2015 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Joana Machado (Supervisor) & João Luís Andrade Serra Moreira de Campos (Co-Orientador) |
---|
- Comunicação online
- Social media
- Facebook
- Indústria dos serviços de saúde
Motivações do consumidor da indústria dos serviços de saúde: para a interação com as marcas dos serviços de saúde, no Facebook
Ferreira, M. P. D. C. D. M. (Aluno). 17 jun. 2015
Tese do aluno