Resumo
Nos últimos anos, tem se verificado um aumento significativo no uso de psicofármacos. Este aumento é impulsionado por uma variedade de fatores, incluindo mudanças nos padrões de diagnóstico, maior sensibilização a cerca de problemas de saúde mental, aumento do acesso a tratamentos psiquiátricos e psicológicos, bem como pressões sociais e económicas. Este estudo tem como população os enfermeiros, dado que os mesmos enfrentam altos níveis de stress ocupacional devido à natureza exigente do seu trabalho, o que pode levar ao desenvolvimento de problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, e deste modo, para lidar com esses sintomas, alguns enfermeiros recorrem à automedicação com psicofármacos, incluindo antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos. Este trabalho teve como objetivo principal compreender quais as motivações que levam os enfermeiros portugueses ao consumo de psicofármacos. Pretendeu-se ainda perceber o que são psicofármacos, bem como quais são os mais utilizados. Estando os enfermeiros expostos a situações de sobrecarga, e outros fatores precipitantes para o uso dos mesmos no seu dia, que levam a ansiedade, depressão e ao stress no trabalho, pretendeu-se analisar também esses três fatores supramencionados previamente nesta população, bem como ainda ter em conta o fator idade e sexo dos participantes. Foram utilizados como instrumentos o Inventário de Ansiedade de Beck, o Inventário de Depressão de Beck, bem como o Nursing Stress Scale (NSS) e o Questionário de Motivos para o Uso de Psicofármacos.| Data de atribuição | 25 fev. 2026 |
|---|---|
| Idioma original | Portuguese |
| Instituição de premiação |
|
| Supervisor | Paulo César Dias (Supervisor) |
ODS da ONU
Esta tese de estudante contribui para os seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU
-
ODS 3 Boa saúde e bem-estar
-
ODS 8 Trabalho digno e crescimento económico
Keywords
- Psicofármacos
- Enfermeiros
- Stress
- Ansiedade
- Depressão
Designação
- Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde
Citação
- Standard