O estudo que suporta o presente trabalho consiste, essencialmente, numa análise e consequente reflexão sobre o programa e as metodologias utilizadas na Escola de Segunda Oportunidade de Matosinhos. O programa de intervenção da escola e as suas metodologias diferenciadas, pretende ser uma oferta de certificação e de orientação formativa para um grupo de alunos com problemas de insucesso escolar e integração social, que não encontra resposta substantiva no sistema de ensino regular, o que, sem alternativas, os coloca em risco de exclusão social. Um programa que pretende, oferecer essas alternativas, dando cumprimento a uma formação que lhes permita a certificação básica e a sua inclusão na vida profissional e cívica. Sendo este um trabalho exploratório que procura compreender se esse projeto constitui uma efetiva resposta educativa de remediação ao abandono escolar e uma mais-valia para o acesso ao mercado de trabalho, estruturou-se numa atitude de reflexão investigativa. É um trabalho, suportado numa atitude de reflexão investigativa e que a partir de um estudo de caso, analisa as práticas pedagógicas alternativas que procuram caminhos (metodologias) diferentes, a sua consecução e de que forma mudam a trajetória de vida expectável para alunos sem formação escolar. Porque a montante deste projeto estão os princípios éticos e educacionais da escola inclusiva, este trabalho irá centrar a sua reflexão nos temas e problemas de uma escola para todos. Partindo de literatura que suporta esta reflexão, de dados recolhidos e da experiência pedagógica vivenciada pela autora na escola referenciada, esta investigação procura aferir se este projeto de intervenção é uma resposta consistente ao problema do insucesso escolar, oferecendo programas de ação de reinserção social e de integração para jovens fora das ofertas educativas disponíveis pela rede de escolas públicas.
Data do prémio | 2012 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Cristina Palmeirão (Supervisor) |
---|
- Educação
- (In)sucesso escolar
- Abandono
- Diferenciação pedagógica
- Exclusão social
- Escolas de segunda oportunidade
- Mestrado em Ciências da Educação
Mudar trajetórias de vida: escola de segunda oportunidade : o caso da Escola de Matosinhos
Brito, I. M. L. D. (Aluno). 2012
Tese do aluno