Mundicenter- the struggle to survive in a saturated market

• José Maria José de Mello Morais (Aluno)

Em 2013, na Mundicenter, uma das subsidiárias da empresa portuguesa Grupo Alves Ribeiro soou o alarme quando os resultados de 2012 saíram. Esta empresa estava inserida na indústria de desenvolvimento de centros comerciais, um mercado complexo e altamente saturado que atravessava um período de grande turbulência pautado por mudanças macroeconómicas e no mercado interno colocando em risco os seus 30 anos de existência. Esta empresa acabou vendo-se numa posição em que foi obrigada a tomar uma decisão de elevado risco para sobreviver. Os administradores tiveram de decidir entre continuar a fazer controlo de danos e seguir as políticas da empresa-mãe ou proceder a uma reestruturação estratégica envolvendo um elevado investimento numa época crítica, indo contra as práticas conservadoras do Grupo. Aqueles tempos foram caracterizados pelas dificuldades passadas pelos gestores da empresa que tinha de lutar em duas frentes diferentes, pela primeira vez a cultura interna e segundo as condições de mercado.
Data do prémio2015
SupervisorNuno Magalhães Guedes (Supervisor)

• Mestrado em Gestão