Music festivals as promoters for socioeconomic development
: the case of Bons Sons Festival

• Maria João Carvalho Teixeira (Aluno)

Os festivais de música surgiram, na sua origem, com o propósito de celebrar a cultura local, aproximando assim comunidades (Duffy, 2000). Décadas mais tarde, motivos comerciais começaram a prevalecer sobre a orientação comunitária. Deste modo, festivais de maior dimensão passaram a ser realizados em grandes cidades, dadas as suas infraestruturas mais adequadas. É possível assistir também a uma crescente estagnação das zonas rurais, que se revelam incapazes de estancar o êxodo do interior para o litoral. A ascensão do turismo nostálgico trouxe, no entanto, alguma esperança. Os festivais passam a ser equacionados como uma possível estratégia de revitalização rural, não apenas pelos benefícios económicos, mas pela capacidade de regenerar comunidades. Assim, levantam-se várias questões, como as questões de investigação que se formulam: “Podem os festivais contribuir para a revitalização e desenvolvimento de comunidades em zonas rurais? E, se tal se verificar, como é que isso acontece?" O Festival BONS SONS foi usado como caso de estudo. De forma a identificar quais os benefícios e custos sociais, culturais e económicos, foram realizadas entrevistas a dois locais e ao diretor artístico do festival, e aplicado um inquérito aos estabelecimentos locais. Foram também estimadas duas regressões OLS para medir o impacto do festival nestes negócios. Assim, uma estratégia metodológica de triangulação foi utilizada, dado que foram combinados três métodos distintos. Os resultados sugerem que o BONS SONS beneficia positivamente a economia local. Para além de alavancar negócios locais, sobretudo do setor de alojamento, restauração e similares, contribui para a implementação de outros projetos sociais ao longo do ano, algo que se considera ser positivo.
Data do prémio11 out. 2022
SupervisorSandra Lima Coelho (Supervisor) & Carlos Eduardo Soares de Seixas (Co-Orientador)

• Festival de música
  • Revitalização rural