Objetivo – Patrocínios são ativos cada vez mais importantes para as marcas, proporcionando oportunidades para relações consumidormarca. Apesar de existir muita pesquisa sobre patrocínios, há uma lacuna na literatura no que diz respeito a festivais de música, assim como o impacto do patrocínio nas intenções de compra e avaliação da marca. O objetivo deste projeto é, então, estudar o efeito do patrocinador de um festival de música português na imagem de marca, lealdade à marca e intenção de compra do consumidor, assim como o efeito moderador do patrocínio naming. Metodologia – Foi realizado um questionário online para avaliar o possível efeito direto e positivo do patrocínio na imagem de marca, lealdade e intenção de compra. Os inquiridos foram aleatoriamente encaminhados para um de três cenários – Sem Patrocínio, Patrocínio Naming e Patrocínio Nãonaming – e comparados. Entre 208 inquiridos, um grupo de controlo de 70 não foi exposto a patrocínio, enquanto os restantes 138 foram expostos a um tipo de patrocínio.Resultados e Conclusões – Através da análise dos resultados, foi possível concluir que o patrocínio tem um impacto direto positivo na imagem de marca. Apesar do impacto na lealdade à marca e intenções de compra não ter sido validado, foi corroborado que o patrocínio naming tem um efeito moderador nas relações entre patrocínio e imagem, lealdade e intenções de compra da marca. Em suma, esta dissertação representa uma importante contribuição para a literatura e confirma a eficácia dos patrocínios, nomeadamente naming, em proporcionar experiências que impactam a audiência dos festivais e beneficiam as marcas.
Data do prémio | 28 jan. 2022 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Maria Estarreja (Supervisor) |
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- Patrocínio
- Imagem de marca
- Lealdade à marca
- Intenção de compra
- Festivais de música em Portugal
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Music sponsorship: evaluating the effect of sponsors in portuguese music festivals on brand valuations and purchase intention : examining the moderating role of naming sponsorships
Negrão, M. B. C. C. D. O. (Aluno). 28 jan. 2022
Tese do aluno