Nível de preparação para a prescrição terapêutica pelos alunos do 5º ano de Medicina Dentária : análise comparativa entre alunos das Faculdades de Medicina Dentária Portuguesas e alunos da Faculdade de Medicina Dentária de Nancy
: França

  • Mélanie da Silva Lopes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Introdução: A prescrição é fundamental na área da Medicina Dentária, principalmente no tratamento da sintomatologia dolorosa, inflamatória e infeciosa. Existem várias correntes e vários grupos medicamentosos cuja administração pode variar de Faculdade para Faculdade tanto em Portugal, como também em comparação com outras Faculdades Europeias. Objetivos: Caracterizar o nível de preparação para a prescrição terapêutica dos alunos do 5º ano das Faculdades de Medicina Dentária portuguesas e da Faculdade de Medicina Dentária de Nancy (França). Material e métodos: Estudo epidemiológico observacional transversal com uma amostra de 104 estudantes do Instituto de Ciências da Saúde - Universidade Católica Portuguesa de Viseu, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto e Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Coimbra e 31 estudantes da Faculdade de Medicina Dentária de Nancy, em França. A recolha de dados foi realizada através da distribuição de um questionário auto-aplicado. A análise estatística foi realizada através do programa estatístico SPSS versão 21.0. Resultados: As fontes de informação mais utilizadas foram os conhecimentos adquiridos na disciplina de farmacologia (81,5%), o professor que supervisiona (74,1%) e o prontuário terapêutico (68,9%). Não saber os nomes comerciais e não ter a certeza do fármaco adequado para prescrever (53,3%), indicar a posologia errada (48,1%) e não conhecer as reações adversas (40,7%) são os erros mais comuns que os alunos têm durante a prescrição. 85,2% dos alunos da amostra referiram que a farmacologia tem importância no futuro exercício prático em Medicina Dentária. Conclusão: Existem diferenças na prescrição terapêutica entre os alunos portugueses e franceses (p=0,001), com estes últimos mais preparados para a prescrição. É essencial incentivar os alunos à aprendizagem de boas formas de prescrição, no sentido de evitar erros que possam colocar em risco a saúde pública.
Data do prémio26 jul. 2016
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNélio Jorge Veiga (Supervisor)

Keywords

  • Alunos do 5º ano de Medicina Dentária
  • Conhecimento
  • Prescrição

Designação

  • Mestrado em Medicina Dentária

Citação

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