Esta tese explora os desafios que os líderes enfrentam na resolução de conflitos geracionais nas equipas e na promoção da inclusão através de uma liderança responsável. À medida que os locais de trabalho se tornam mais diversificados, com trabalhadores de diferentes faixas etárias, os estilos de comunicação e as expectativas de liderança entram em conflito, criando fricção. Este estudo visa identificar estratégias eficazes para gerir esses conflitos e promover a inclusão. Através de uma revisão da literatura e entrevistas qualitativas, as principais conclusões sublinham que programas de tutoria, mistura deliberada de equipas e atividades não profissionais são soluções práticas para lidar com divisões geracionais. Estas iniciativas ajudam a reduzir tensões e aumentam a coesão da equipa, promovendo respeito mútuo e compreensão entre grupos etários diferentes. Contudo, as diferenças na ética de trabalho, especialmente no que respeita ao empenho e ao equilíbrio entre vida profissional e pessoal, permanecem como desafios significativos. A tese também destaca que, embora a liderança responsável seja crucial para promover inclusão e colaboração, ela pode não resolver completamente os conflitos decorrentes de valores profundamente enraizados. À medida que as organizações crescem globalmente, manter a inclusão requer esforços contínuos e a integração de novas estratégias, como o envolvimento da comunidade e iniciativas de responsabilidade social. Esta pesquisa oferece informações valiosas sobre a gestão da diversidade geracional nas equipas e ressalta o papel evolutivo da liderança responsável na criação de ambientes de trabalho mais inclusivos.
Data do prémio | 15 out. 2024 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Moreira da Cruz (Supervisor) |
---|
- Conflitos geracionais
- Liderança responsável
- Inclusão de equipes
- Estratégias de liderança
- Diversidade no local de trabalho
- Dinâmica de equipes
- Pesquisa qualitativa
- Coesão organizacional
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (mestrado internacional)
Navigating generational conflicts in the workplace and the role of responsible leadership in fostering inclusivity
Honné, I. (Aluno). 15 out. 2024
Tese do aluno