Navigating growth
: a strategic deal proposal for Ferretti Group's acquisition of Fountaine Pajot

  • Giulia Faravelli (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta dissertação analisa a potencial aquisição da Fountaine Pajot pelo Grupo Ferretti, um dos principais intervenientes no sector dos iates de luxo. A Ferretti tem por objetivo expandir a sua carteira de produtos e o seu alcance no mercado através de uma combinação de crescimento orgânico e de fusões e aquisições estratégicas. A Fountaine Pajot, um dos principais produtores de iates multicascos de qualidade superior, centrado na inovação ecológica, está em sintonia com os objectivos estratégicos da Ferretti. O estudo inclui uma análise pormenorizada de ambas as empresas, do seu posicionamento no mercado e do sector dos iates de luxo, bem como uma avaliação aprofundada da Ferretti e da Fountaine Pajot como entidades separadas e como um grupo combinado após a aquisição. O objetivo consiste em avaliar se a aquisição criará valor para os acionistas da Ferretti, com base na adequação estratégica e no desempenho financeiro. A análise recomenda um prémio de aquisição de 50%, devido à atual subavaliação pelo mercado do potencial de crescimento da Fountaine Pajot e às sinergias que podem ser obtidas com a operação, estimadas em 246,3 milhões de euros. A entidade combinada é avaliada em cerca de 1,5 mil milhões de euros. Tendo em conta estes factores, a dissertação sugere que se negoceie a aquisição com um prémio que tenha em conta a subavaliação da Fountaine Pajot, recomendando ao mesmo tempo uma transação em numerário para minimizar o risco e garantir os melhores resultados para os acionistas da Ferretti.
Data do prémio22 out. 2024
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorAntónio Borges de Assunção (Supervisor)

Keywords

  • Fusões e aquisições
  • Avaliação
  • Indústria de iates de luxo

Designação

  • Mestrado em Finanças (mestrado internacional)

Citação

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