Navigating the digital highway
: a case study of Volkswagen group’s Cariad and a make-or-buy decision

Título traduzido da tese: Navegando na rodovia digital: um estudo de caso da Cariad do grupo Volkswagen e una decisão de fazer ou comprar
  • Lorenzo Giovanni Castrovinci Callecchia (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este estudo de caso é sobre o grupo Volkswagen e a sua filial Cariad. A Volkswagen é um dos maiores grupos mundiais de fabricantes de equipamento original na indústria automóvel. Uma vez que a indústria automóvel é afetada pela transformação digital, a VW tem de enfrentar vários desafios para se manter competitiva. Na sequência da digitalização, os fabricantes de automóveis de todo o mundo estão a tentar desenvolver um software que permita que os automóveis conduzam de forma autónoma. A condução autónoma de veículos parece ser a grande inovação que a digitalização traz para a indústria automóvel. Devido ao aumento da procura de produtos digitais, a Volkswagen criou a Cariad em 2019 para concentrar o departamento de investigação e desenvolvimento do grupo e fornecer às suas marcas inovações para veículos movidos a software. No entanto, a falta de conhecimentos especializados em desenvolvimento de software obriga a empresa a tomar uma decisão de compra ou venda relativamente ao desenvolvimento de veículos autónomos. As opções são desenvolver internamente, participar em desenvolvimentos conjuntos ou comprar o software assim que o mercado o permitir. A Dissertação contém uma Revisão da Literatura sobre temas relacionados com as questões levantadas no Estudo de Caso, tais como inovação disruptiva, integração vertical e teoria dos custos de transação. Além disso, oferece uma Nota de Ensino para auxiliar os instrutores nas discussões em sala de aula, avaliando o impacto da digitalização na VW e sua abordagem estratégica para uma transformação digital bem-sucedida.
Data do prémio16 out. 2023
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorNuno Magalhães Guedes (Supervisor)

Keywords

  • Digitalização
  • Indústria automóvel
  • Integração vertical
  • Inovação disruptiva
  • Teoria dos custos de transação
  • Make-or-buy

Designação

  • Mestrado em Gestão e Administração de Empresas

Citação

'