Os empreendedores locais têm vindo a enfrentar desafios crescentes nas últimas décadas. É crucial encontrar um equilíbrio entre os valores fundamentais de uma comunidade e a sustentabilidade da sua atividade, enquanto acompanham as necessidades do consumidor. Esta dissertação apresenta as aprendizagens de empresários que enfrentaram estes desafios com sucesso. Para chegar a estas inferências, foram reunidos dados qualitativos, provenientes de entrevistas. Além disso, este estudo analisa o impacto dos grandes comerciais no desenvolvimento do comércio local e nas comunidades, assim como o caráter da relação entre os fornecedores locais e as entidades retalhistas. As principais conclusões sublinham que as empresas que estrategicamente dão prioridade à inovação e à identidade regional tendem a alcançar maior sucesso e envolvimento com a comunidade, demonstrando assim um multiplicador local mais pronunciado. Recomendações propostas para os empresários locais incluem o desenvolvimento de um plano de negócios abrangente e atualizado, investimento no digital e proatividade na procura de apoio financeiro. Os dados revelaram alguma tensão quando o tema dos gigantes retalhistas surgiu nas entrevistas, abrangendo questões como preços, margens de lucro, compromissos de qualidade e a incapacidade de promover uma marca diferenciadora. No entanto, os dados sublinham que a dependência dos fornecedores em relação aos retalhistas é clara, sobretudo quando os fornecedores têm o objetivo de aumentar a produção. Assim sendo, sugere-se que os gigantes de retalho apostem em melhorar as relações com fornecedores locais, e um dos pontos mais relevantes passa por redefinir alguns dos parâmetros adotados pelos comerciais.
Data do prémio | 26 jan. 2024 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Nuno Moreira da Cruz (Supervisor) |
---|
- Empreendedores locais
- Comunidade
- Grandes retalhistas
- Entrevistas
- Multiplicador local
- Envolvimento com a comunidade
- Inovação
- Plano de negócios
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Navigating the local landscape: strategies and challenges for innovative entrepreneurs upholding regional identity
Severino, J. (Aluno). 26 jan. 2024
Tese do aluno