New service development at the multinational level

  • Raquel Mouta Faria da Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Os serviços tornaram-se, recentemente, no fator mais importante na internacionalização das operações de uma empresa. Representam 62% do investimento direto (FDI) em 2006 (UNCTAD, 2008 em Pla-Barber and Ghauri, 2012). Esta decisão estratégica implica o contato com diferentes culturas, diferentes economias, diferentes políticas e diferentes contextos socias e legais. Para se manterem competitivas no mercado envolvente, as empresas têm de inovar os serviços existentes e oferecer novos serviços para expandir os seus negócios para outros países. O objetivo do nosso estudo é compreender como uma empresa multinacional desenvolve novos serviços, em vários países, ao mesmo tempo. Os documentos analisados apresentam preocupações nas áreas de desenvolvimento de novos serviços e internacionalização. O conceito de internacionalização é definido e analisado através dos fatores internos e externos que influenciam o desenvolvimento internacional. Os resultados do processo de desenvolvimento internacional – os conceitos de arquitetura e plataformas fazem parte de um processo estruturado – são apresentados. Depois de analisada a documentação, foram recolhidos dados através de uma entrevista com uma multinacional, para que as nossas questões durante a análise pudessem ser respondidas. Podemos concluir que companhias que utilizam o processo de desenvolvimento de novos serviços, composto por fases interativas e não lineares, onde os componentes são estandardizados para que os serviços sejam automatizados sem perder consistência. Propomos uma tabela para que o processo de desenvolvimento de novos serviços, da companhia estudada, seja mais claro. Os clientes influenciam o desenvolvimento do processo através da sua participação durante a criação de novos serviços pelo senior manager. A expatriação de staff não é considerada, numa empresa com uma estrutura multinacional. Os fatores socioculturais não influenciam o núcleo do serviço pretendido pois este é simples ao ponto de ser adaptável a todas as empresas e clientes. No fim, este estudo contribuiu para a compreensão do desenvolvimento de novos serviços em vários países, ao mesmo tempo. Clarifica que o processo de desenvolvimento de novos serviços não precisa de ser alterado quando é desenvolvido em mais do que um país simultaneamente. Proporciona um guião para outros gerentes que apontam intencionalmente para o desenvolvimento dos seus negócios noutros países e determina futuras pesquisas no desenvolvimento multinacional no campo do desenvolvimento de novos serviços.
Data do prémio2015
Idioma originalEnglish
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorHelena Pinto (Supervisor)

Keywords

  • Desenvolvimento de novos serviços
  • Processo
  • Internacionalização

Designação

  • Mestrado em Gestão de Serviços

Citação

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