A empresa OLX foi fundada na Argentina em 2006 e atua no setor de classificados online. Chegou a Portugal no ano do seu lançamento através da empresa Sul Africana Naspers, mas desde 2012 é gerida localmente pela FixeAds, uma empresa especializada no desenvolvimento de plataformas online para anúncios de classificados. O OLX Portugal é atualmente um dos sites mais bem-sucedidos e visitados do país. Esta tese tem como objetivo identificar as razões que estão por trás de uma nova forma de compra e venda que já ganhou muitos adeptos em Portugal, e também a forma como o OLX foi capaz de se diferenciar no mercado. Para que tal seja possível é necessário compreender as possibilidades que a internet trouxe tanto para as empresas como para os consumidores, o contexto económico e social do país, e também a forma como esta marca adaptou a sua estratégia ao mercado. A metodologia utilizada para esta pesquisa inclui uma Revisão da Literatura, um Estudo de Caso e uma Pesquisa de Mercado. A Revisão da Literatura consiste numa abordagem teórica sobre comércio online, compra e venda de produtos em segunda mão e marketing de empresas online. O Estudo de Caso tem como objetivo explicar o contexto em que o OLX chega a Portugal, o papel da FixeAds na gestão da marca, incluindo a sua visão e estratégia, e ainda os resultados obtidos com a campanha de publicidade lançada a setembro de 2012. Por fim, a Pesquisa de Mercado possibilita ter um melhor entendimento do ponto de vista dos consumidores sobre vendas online, compra e venda de produtos em segunda mão, e também sobre a sua relação com a marca OLX. Esta recolha de informação foi efetuada através de um questionário distribuído online.
Data do prémio | 11 jul. 2014 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Pedro Celeste (Supervisor) |
---|
- Mestrado em Gestão: Programa Internacional
New shopping trends: internet, second-hand trade and OLX
Abreu, M. J. F. (Aluno). 11 jul. 2014
Tese do aluno