NFTs and Porto Ferreira's premium
: a blue ocean or an ephemeral bet on differentiation?

• Mariana Andrade da Silva Cardoso Coelho (Aluno)

Apesar de Portugal desempenhar um papel importante na comercialização de Vinho do Porto, o consumo deste vinho apresentou, nos últimos anos, um decréscimo. No presente Trabalho Final de Mestrado (TFM) apresenta-se uma estratégia para inverter a tendência decrescente do seu consumo, mais especificamente nos Premium da Porto Ferreira. A Sogrape é uma empresa com um peso importante no mercado nacional do Vinho do Porto, o que faz com que seja um caso de estudo pertinente. Assim, propõe-se dar uma resposta à seguinte Questão de Investigação: "Como reverter a tendência decrescente no consumo do Vinho do Porto Premium da Porto Ferreira através de NFTs?". O objetivo passa por entender que fatores têm impacto na performance da indústria do Vinho do Porto a fim de criar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades do mercado. Para tal, o método utilizado no presente trabalho é qualitativo, adotando um caso de estudo exploratório. De forma a inverter esta trajetória decrescente, é proposta a criação de uma estratégia de Blue Ocean. Assim, e com o intuito de criar um novo mercado e nova procura, é então proposta a entrada da Sogrape com os seus Premium da Porto Ferreira no mundo da propriedade digital, através de NFTs. Concluiu-se, atendendo às oportunidades e riscos que podem ser enfrentas ao operar neste mercado, que é possível a integração da Sogrape e dos seus Premium da Porto Ferreira nos NFTs.
Data do prémio6 jul 2022
SupervisorRaquel Campos Franco (Supervisor)

• Vinho do Porto
  • Premium da Porto Ferreira