A presente dissertação tem por objetivo compreender em que medida o marketing sensorial, mais propriamente o sentido tátil, influencia a aptidão de compra dos consumidores online no setor têxtil e no vestuário em Portugal. Neste sentido, pretende-‐‑se saber se, através do uso de diferentes tecnologias táteis online e potenciando a oferta de novas experiências de compra aos consumidores portugueses, as decisões se alteram de modo a conduzir o consumidor à compra de produtos têxteis/vestuário online sem qualquer hesitação nem receio. Todo este novo cenário comportamental, aliado à originalidade e relevância desta investigação, gerará benefícios e/ou vantagens na aplicação de uma nova ferramenta inovadora e revolucionária no nosso país. Desta dissertação, conclui-‐‑se que a aptidão dos consumidores portugueses para a realização de compras online no que diz respeito a produtos têxteis/vestuário, aumentaria se fosse concebida uma ferramenta tátil online. Conclui-‐‑se ainda que, apesar de a impossibilidade de toque nos produtos representar a principal barreira ao e-‐‑commerce, o mesmo não se verifica no setor têxtil/vestuário, apresentando-‐‑se porém, com um claro destaque quando confrontado com os outros fatores. É, portanto, essencial ultrapassar este entrave, através do desenvolvimento de uma ferramenta tátil online capaz de dar resposta à maior exigência dos consumidores aquando da tomada de decisão de compra – a temperatura. Assim, poder-‐‑se-‐‑ão criar estratégias de marketing mais apelativas, modelos de negócios mais lucrativos e sobretudo aumentar as compras online no setor têxtil e do vestuário em Portugal.
Data do prémio | 2 jul. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Mário Ferreira (Supervisor) |
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- E-commerce
- Sentido tátil e ferramentas táteis virtuais
Novas tendências dos consumidores online: B2C: o impacto do toque nas decisões de compra
Matos, S. D. D. S. B. (Aluno). 2 jul. 2014
Tese do aluno