Novel hyaluronan-based hydrogels obtained by supramolecular crosslinking with peptides

• Ana Luísa de Oliveira Leite Faria (Aluno)

Nos últimos anos, biomateriais formados por auto-organização molecular constituídos por péptidos têm vindo a ser desenvolvidos como solução a vários desafios médicos. Os péptidos são interessantes unidades moleculares, uma vez que a partir da combinação de diferentes aminoácidos é possível obter biomateriais com propriedades específicas de bastante interesse em diversas áreas, como por exemplo, engenharia de tecidos e medicina regenerativa. Neste projeto, hidrogéis à base de ácido hialurónico foram desenvolvidos a partir de interações supramoleculares com diferentes péptidos, para aplicação biomédica. Como tal, péptidos com diferentes sequências, possuindo um resíduo carregado positivamente numa extremidade e um resíduo aromático na outra extremidade da sequência, foram sintetizados para formarem interações supramoleculares com o ácido hialurónico e interações entre os anéis aromáticos dos péptidos. A massa dos péptidos sintetizados foi confirmada por Espectrometria de Massa com Ionização por Electrospray, a sua pureza por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e a estrutura secundária por espectroscopia de dicroísmo circular. No sentido de investigar a formação de hidrogéis, os péptidos, em pó ou em soluções de diferentes concentrações a pH neutro e ácido, foram combinados com soluções de 1% e 2% de ácido hialurónico com diferentes massas moleculares, usando diferentes estratégias. Era esperada a formação de hidrogéis através de interações eletrostáticas entre os resíduos positivos do péptido e o ácido hialurónico (carga negativa), e ainda π-π stacking entre os anéis aromáticos dos resíduos dos péptidos. Os hidrogéis obtidos foram caracterizados por Microscopia de Varrimento Eletrónico, tendo revelado estruturas compostas por uma rede de nanofibras. A concentração da solução de ácido hialurónico e a sua massa molecular, bem como a sequência do péptido, mostraram ter efeito na densidade e organização das fibras.
Data do prémio31 mai 2017
SupervisorHelena Azevedo (Supervisor) & Elham Radvar (Co-Orientador)

• Mestrado em Engenharia Biomédica