Novo sistema de marcação de dique de borracha

• Mariana Rodrigues Duarte (Aluno)

Introdução: O isolamento absoluto com dique de borracha é um passo essencial para a melhoria da assepsia em Medicina Dentária. É considerado um pré-requisito quando é necessário realizar um tratamento endodôntico. Em endodontia, na maioria dos tratamentos apenas se realiza isolamento de um só dente e verifica-se que muitas das vezes o campo de trabalho não fica na melhor posição, situação que diminui a sua eficiência e as condições de trabalho, aumenta o desconforto do paciente e dificulta a sua aplicação por parte do Médico Dentista. Materiais e Métodos: Neste estudo experimental foram realizadas 160 marcações de dique de borracha (80 utilizando o Mapa da Coltene e 80 utilizando o Novo Sistema de Marcação) que foram posteriormente colocados em boca, com o auxílio de grampos, em um total de 20 pacientes. Cada paciente recebeu um total de 8 diques de borracha (4 marcados com o Mapa e 4 marcados com o Novo Sistema de Marcação) e em todas as colocações foram realizadas medidas dos desvios horizontal (em relação à linha média) e vertical (em relação à base do nariz). Estes resultados foram analisados em SPSS® versão 27. Resultados: A amostra demonstrou ter uma distribuição não normal (p < 0,05) e, portanto, foi aplicado o teste estatístico de Mann-Whitney U. As medições efetuadas dos desvios horizontal e vertical das marcações que utilizaram o Novo Sistema de Marcação mostraram ser significativamente inferiores em relação às medições das marcações que utilizaram o Mapa, e ainda apresentaram uma menor dispersão de resultados.
Conclusões: O Novo Sistema de Marcação mostrou melhores resultados ao nível do posicionamento do campo operatório, o que pode melhorar a usabilidade do isolamento absoluto e exponenciar as suas vantagens.
Data do prémio25 jul 2022
SupervisorMiguel Cardoso (Supervisor) & Rita Noites (Co-Orientador)

• Endodontia
  • Dique de borracha