O agrupamento de escolas no concelho de Braga

• João Sérgio Marques Rodrigues (Aluno)

No presente Relatório reflexivo e teoricamente fundamentado analiso e problematizo uma experiência profissional desenvolvida entre 2002 e 2011 como responsável da Direção Regional de Educação do Norte em Braga: o processo de agrupamento e reagrupamento de escolas no contexto da adaptação da rede escolar aos desafios com que a mesma estava confrontada. Depois de contextualizar esta experiência na minha vida profissional como docente, analiso as normas legais que apontaram os caminhos por onde seguiu a evolução da rede escolar e convoco para a fundamentação teórica estudos científicos que se dedicaram a este tema. A Lei de Bases do Sistema Educativo vem dar um sentido à evolução desejada para o sistema e coloca na agenda um novo desafio: construir uma escola para a escolaridade básica alargada até ao 9.º ano. Ao longo de uma parte importante deste estudo revisita-se o trajeto percorrido até à concretização do movimento de associação/agrupamento de escolas que teve a sua génese experimental em 1997. Depois, analisam-se com mais pormenor as ações da administração educativa e as reações dos atores locais à implementação das políticas de ordenamento da rede escolar. A experiência profissional que se apresenta debruça-se sobre os efeitos das alterações políticas verificadas durante o processo, tanto quanto à natureza do processo de agrupamento de escolas, como quanto à natureza e dimensão da escola visada, mas também sobre as dificuldades sentidas no terreno em face das reações dos atores locais. O agrupamento de escolas, o reagrupamento de escolas que já estavam agrupadas e a agregação de agrupamentos e escolas não agrupadas são processos que enfrentam resistências e que geram ações políticas que elejo como objeto de análise. Este Relatório reflexivo e teoricamente fundamentado termina com o enunciado de alguns desafios, hipóteses de rumo, que estão colocados nesta fase do processo de evolução da rede escolar.
Data do prémio8 set. 2012
SupervisorJoaquim Machado (Supervisor)