A crise económica (final de 2008 e início de 2009) afetou os padrões de comportamento do consumidor, que durante o período de pré-crise foram caracterizados por um consumo hedonista, e um notável nível de materialismo. Grande parte dos consumidores perderam parte significativa dos seus rendimentos o que, consequentemente, e de forma a conseguir responder às pressões externas, os levou a alterar o seu comportamento e processo de tomada de decisão de compra. O presente trabalho final de mestrado examina a influência da crise no processo de decisão de compra do consumidor, mediado pelo perfil do consumidor bem como pelo papel das marcas. Com vista à investigação dos tópicos anteriormente citados, foi realizada uma cuidada revisão de literatura e um estudo quantitativo através da administração de questionários. Desta forma, foi então possível responder às questões de investigação propostas. O estudo revela que a crise tem impacto nas várias fases do processo de decisão de compra, sendo que este impacto varia consoante as características demográficas e psicográficas do consumidor e também com a lealdade do mesmo por determinadas marcas.
Data do prémio | 25 jul. 2016 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Ana Filipa da Rocha de Castro e Côrte-Real (Supervisor) |
---|
- Comportamento do consumidor
- Processo de decisão de compra
- Crise
- Marca
- Lealdade
O comportamento do consumidor em tempo de crise
Marinho, R. S. L. (Aluno). 25 jul. 2016
Tese do aluno