Estamos perante uma crise ambiental sentida a nível mundial, o desperdício de recursose produtos é cada vez maior e mais evidente. Perante esta situação surge, cada vez mais com maior relevância, um interesse por parte dos consumidores em adotarem um estilo de vida mais saudável, a serem ambientalmente conscientes e adotarem um consumo mais sustentável em diversas áreas, uma delas no mercado de produtos de beleza e cuidados pessoais. No entanto, existe um conhecimento limitado acerca deste tipo de produtos e uma reticência em começar a comprá-los devido à evidente diferença de preços e desinformação dada pelas marcas através do greenwashing. Desta forma é realçada a importância da informação para os benefícios deste tipo de produtos, redução do risco percebido, aumento da confiança na marca e o reconhecimento do produto sustentável num mercado altamente competitivo. Com este estudo pretende-se compreender se a emergente crise ambiental e surgimento de uma maior preocupação com a mesma se reflete nos atos de consumo no mercado de produtos de cosmética e cuidados pessoais. Assim, esta investigação tem como principal objetivo explorar o comportamento do consumidor perante a crescente preocupação coma sustentabilidade, com foco no mercado da beleza e cuidados pessoais, sendo o objeto de investigação esse mesmo consumidor de beleza e cuidados pessoais. Atendendo aos resultados do estudo, pode verificar-se que os consumidores inquiridos se encontram familiarizados com estes produtos, sendo que as características mais importantes na sua escolha são as questões de saúde e a qualidade dos mesmos, sendo opreço e a dificuldade de acesso a estes produtos, nos locais em que habitualmente realizam as suas compras, os maiores entraves ao seu consumo.
Data do prémio | 7 fev. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Patrícia Dias (Supervisor) |
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- Sustentabilidade
- Produtos de beleza e cuidados pessoais
- Comportamento do consumidor
- Greenwashing
- Consumo verde
- Mestrado em Ciências da Comunicação
O comportamento do consumidor no sector de beleza e a sustentabilidade: o panorama português
Ferreira, M. M. B. (Aluno). 7 fev. 2023
Tese do aluno