Nos últimos anos, temos assistido a um aumento do uso da expressão “transparência empresarial” em diferentes contextos e com diversos préstimos. A existência de várias aceções para o mesmo termo poderá levar a divergências quanto àquilo que é e o que se espera de uma empresa transparente. O objetivo desta dissertação passa por perceber como é que o termo “transparência empresarial” tem sido tratado na literatura, quais as aceções dadas ao mesmo e se será necessário conceber uma definição consensual de transparência empresarial. Para tal, foi efetuada uma meta-análise a partir de uma seleção de vinte e seis artigos publicados em peer-reviewed journals nos últimos dez anos. Os resultados indicam que os autores, não raras vezes, exploram o tema da transparência sem defini-la. 62% dos artigos analisados apresenta uma definição/abordagem para o termo, mas os resultados variam conforme as palavras-chave utilizadas: transparência empresarial, transparência organizacional e transparência nos negócios. A perspetiva que mais vezes foi encontrada foi a de processo de interação dinâmica entre empresas e os seus stakeholders, indo além do mero disclosure de informação. Conclui-se que, mais do que discutir a consensualidade do termo, parece ser útil analisarem-se graus de proficiência da transparência, permitindo com isto resolver, em parte, a discussão académica sobre diferentes perspetivas. Além disto, a dissertação permite clarificar a importância da significação do conceito e evidenciar riscos da sua utilização abusiva.
Data do prémio | 30 nov. 2016 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Helena Maria da Silva Maia de Castro Gonçalves (Supervisor) |
---|
- Transparência
- Transparência empresarial
- Transparência nos negócios
- Transparência organizacional
- Meta-análise
O conceito de transparência empresarial: reflexões a partir de uma meta-análise
Dias, C. M. C. (Aluno). 30 nov. 2016
Tese do aluno