Resumo
Com a evolução tecnológica e social, começa a surgir uma nova tendência de consumo de conteúdos audiovisuais pelos jovens portugueses, impulsionada pela popularidade das plataformas de streaming de vídeo estrangeiras, que acabam por influenciar a forma como estes indivíduos consomem os produtos de ficção nacional. A OPTO, faz parte da SIC (Sociedade Independente de Comunicação), é a primeira plataforma de streaming de vídeo com um serviço pago em Portugal, e surge na sequência desta tendência. O principal objetivodeste trabalho é entender como é que a OPTO que aposta, sobretudo, em conteúdos de ficção nacional, pode atrair os jovens portugueses do século atual, e como é que esses jovens se relacionam com a plataforma. Para atingir esse objetivo, depois de uma breve contextualização teórica sobre a evolução da televisão e da ficção audiovisual nacional, foi feita uma investigação, em que o método escolhido foi a metodologia mista, que combinou abordagens qualitativas e quantitativas. Na vertente qualitativa, realizei uma entrevista a um
dos responsáveis pela OPTO e realizei uma análise detalhada da plataforma, bem como dos seus conteúdos de ficção. Isso permitiu obter uma perspetiva interna e de todo o funcionamento da plataforma, bem como dos seus conteúdos de ficção nacional. Quantitativamente, foi desenvolvido um inquérito por questionário, disponibilizado online, destinado aos jovens entre os 15-24 anos, em que obtivemos 386 respostas correspondentes à faixa etária pretendida. Esta vertente, permitiu-nos recolher dados sobre o consumo, preferências e opiniões dos jovens inquiridos sobre os conteúdos de ficção nacional e a plataforma OPTO.
Data do prémio | 19 jan. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
Instituição de premiação |
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Supervisor | Catarina Duff Burnay (Supervisor) |
Keywords
- Televisão
- Streaming de vídeo
- OPTO SIC
- Ficção nacional
- Jovens portugueses
Designação
- Mestrado em Ciências da Comunicação