O contributo da comunicação interna na cultura geracional
: estudo de caso Siemens Portugal

• Carolina Wimmer de Carvalho Perez da Cunha (Aluno)

Grande parte das organizações atravessam constantemente o desafio de se adaptarem às mudanças que se fazem sentir à escala global. As gerações são um dos desafios que as organizações devem saber gerir, pois são hoje uma realidade que não se limita à existência de apenas uma ou duas gerações, mas sim de uma verdadeira convivência geracional. As organizações devem garantir uma constante atualização e preocupação com as diferentes gerações, garantindo um acompanhamento personalizado, demonstrando que se preocupam em estar informados sobre as diferentes características de cada geração. Grande parte do sucesso da gestão de pessoas depende da eficácia da comunicação interna, sendo que é através de uma boa implementação que se garante que os colaboradores estejam motivados e que apresentem níveis de engagement elevados. Perante uma existência de diferentes gerações, a maneira de comunicar multiplica-se por tantas vezes quantas as gerações existentes, sendo fulcral que esta realidade não seja entendida como um problema, mas sim como uma oportunidade de crescimento e de sucesso organizacional.Ao considerar a cultura organizacional da Siemens Portugal implica que se considerem as quatro diferentes gerações presentes na organização, desde os Baby Boomers com um estilo de comunicação mais diplomático aos recém-chegados membros da Geração Z que para eles a comunicação só faz sentido se for complementada por tecnologia.Neste sentido, a comunicação interna e o seu contributo nos níveis de engagement dos colaboradores tem vindo a ser alvo de estudo, pois a sua eficácia pode conduzir a resultados organizacionais bastante positivos. Assim, de forma a conhecer-se os níveis de engagement das diferentes gerações de colaboradores, pretendeu-se estudar qual o impacto que a comunicação interna detém sobre esta variável e, de que forma as diferentes gerações percecionam o contributo da mesma. Nesta dissertação foi possível concluir que todas as gerações presentes na Siemens Portugal valorizam o papel da comunicação interna e que o bom funcionamento da mesma influência positivamente os níveis de engagement dos colaboradores.
Data do prémio25 fev. 2021
SupervisorNuno Goulart Brandão (Supervisor)

• Gerações
  • Comunicação interna